M. Portagem

A M. Portagem é uma app já com alguns anos de existência (lançada no início da última década) que é extremamente útil para quem circula com frequência nas autoestradas nacionais. É também bastante simples e fácil de utilizar.

Monitorizar custos de portagens

O principal benefício da M.Portagem é a possibilidade de controlar os gastos com portagens (tal como, de resto, o próprio nome da aplicação já deixa indicar).

Para quem estiver registado na Via Verde, pode utilizá-la como ferramenta de gestão da utilização da Via Verde. Basta escolher a opção Via Verde Online na app M.Portagem e inserir os dados de acesso fornecidos pela Via Verde.

A M. Portagem também permite consultar valores em dívida por passagens na ex-SCUT. Caso não disponha de Via Verde no seu carro, a app permite-lhe aceder a essa informação inserindo o número de matrícula. Por questões de segurança, é enviado um código de verificação que deve igualmente ser submetido.

Para quem tenha apenas um automóvel, parece não fazer muito sentido esta dupla possibilidade. Mas acontece que a M. Portagem permite, naturalmente, aceder aos dados de vários automóveis (inclusive guardando os seus dados, para referência futura, na própria app.) Assim, para quem necessite de monitorizar as passagens em autoestrada de dois ou mais automóveis, rapidamente se começa a perceber a utilidade de uma app que concentra as verificações de custos com ou sem Via Verde. É o caso das famílias, se existirem dois automóveis numa casa, ou por exemplo se quiserem gerir os carros de familiares (irmãos, pais, sogros, filhos) que também passem pelos pórticos ou pelos corredores da Via Verde. É também o caso das PME que queiram gerir com facilidade uma pequena frota.

Outras funcionalidades

A app também permite acrescentar alertas para pagamento de dívidas, sem dúvida a funcionalidade mais útil para quem usa as ex-SCUT sem Via Verde e não pretende falhar com os pagamentos na estação dos CTT mais próxima.