Miio

A Miio é uma aplicação recente, lançada em maio de 2019, e especialmente dirigida aos utilizadores de automóveis elétricos. É reconhecida a necessidade que os condutores de carros elétricos têm de saber onde se encontram os pontos de recarregamento mais próximos. As modernas tecnologias de geolocalização vieram facilitar esta tarefa. Mas a Miio consegue mais do que isso, e daí o seu assinalável sucesso.

Rafael Ferreira: empreendedor e condutor de carro elétrico

Como tantas vezes acontece na indústria de software, a primeira tentativa de criação de um serviço baseou-se na experiência direta e pessoal do fundador. Rafael Ferreira, de 25 anos, era proprietário de um carro elétrico e experimentava diariamente as lacunas que existiam na informação aos condutores de elétricos.

Uma das principais dificuldades era saber antecipadamente quanto se iria pagar por reabastecer num posto público. A Miio permite saber, através da comparação de Comercializadores de Energia para a Mobilidade Elétrica (CEME), qual será o custo de recarregar o carro num dos cerca de 660 postos da rede Mobi.e em Portugal.

Outras funcionalidades

Além da informação sobre o custo e – obviamente – da integração com o Google Maps que permite localizar facilmente todos os pontos de carregamento (e calcular o tempo e a distância para lá chegar), a Miio informa os utilizadores sobre a disponibilidade dos pontos de carregamento. Recarregar a bateria de um veículo elétrico não se faz de forma tão “instantânea” como reabastecer um carro convencional a gasolina ou gasóleo. Daí que seja útil saber não só onde é possível recarregar o carro mas também se há tomadas disponíveis. A Miio também indica, caso as tomadas estejam todas ocupadas, qual a fila de carros existente para carregar.

A aplicação também permite receber notificações relativas a uma mudança de estado num determinado posto e ainda calcular quantos reabastecimentos serão necessários num percurso mais longo (e quais os postos a usar). Está disponível para Android e iOS.