Telpark

A Telpark é uma app de estacionamento ao serviço dos condutores portugueses e em expansão no nosso país. Se há uma área da condução que pode ser imensamente melhorada através do uso de apps e de tecnologias de informação, é a do estacionamento urbano – difícil para cada condutor individualmente, e pouco eficiente para a sociedade como um todo. A Telpark está aí para ajudar a mudar este panorama.

Como funciona

Depois de descarregar e instalar a aplicação, o utilizador abre e clica em Reservar Lugar. Escolhe qual o parque onde pretende vir a estacionar. Em seguida, escolhe a data e a hora prevista para o início do estacionamento. O próximo passo é escolher o meio de pagamento. Basta finalizar e o seu lugar de estacionamento está reservado!

Depois, é só chegar e ocupar o lugar. Os meios de pagamento disponíveis são o cartão de crédito e o Paypal.

Onde utilizar

A grande “desvantagem” do Telpark é o facto de ainda cobrir relativamente poucos parques de estacionamento em Portugal. Será necessário que a app estabeleça protocolos com o maior número possível de parques, implicando colaborações entre empresas, o que é um processo que demora o seu tempo. Contudo, a expansão está a efetuar-se rapidamente. Basta notar que, na página do site oficial (desktop) da Telpark, ainda só é dito que a empresa está em Lisboa e Vila Nova de Gaia. Porém, desde que a página foi escrita, já foram acrescentados parques em diversas cidades:

  • Porto
  • Vila Real
  • Figueira da Foz
  • Marinha Grande
  • Setúbal
  • Etc.

Além do aspeto prático de se poder reservar um lugar, a utilização de uma app de estacionamento é muito útil pelo facto de dispensar o uso de moedas. Desta forma evita-se o incómodo frequente de não ter moedas e se ser forçado a trocar uma nota antes de fazer o pagamento, ou de pagar um euro para um estacionamento de 15 minutos por falta de trocos.