Via Verde

A Via Verde é um dos serviços mais práticos para os automobilistas portugueses. Lançado em 1995, o serviço foi inovador a nível mundial, em termos da possibilidade de dispensar os condutores da paragem para o pagamento obrigatório de uma portagem. A associação da matrícula a uma conta bancária permite aos condutores seguirem viagem tranquilamente, sem precisarem de moedas e sem precisarem de parar. O débito da portagem é depois feito na conta bancária associada à matrícula.

A Via Verde é especialmente útil no pagamento de portagens na ex-SCUT (autoestradas Sem Custo para o Utilizador), onde a verificação é feita através de pórticos. Sem Via Verde, o condutor é forçado a ir pagar a uma agência de CTT, incorrendo em perdas de tempo e possíveis esquecimentos, com as correspondentes coimas. Com uma adesão à Via Verde, tudo isso fica para trás.

O serviço da Via Verde, sendo tão prático, expandiu-se ao longo dos anos. A gestão do serviço passou a poder ser feita através de, não uma, mas várias aplicações para smartphone.

App Via Verde

A app Via Verde é o principal meio de gestão da plataforma no telemóvel. Além da gestão corrente que também se faz na área pessoal do site (matrículas, identificadores, etc…), também é possível conseguir informação de trânsito, calcular custos de portagens, ou aceder a sugestões relativas a restaurantes, espetáculos culturais e outros. A Via Verde lança também, com frequência, “Desafios” que atribuem descontos ou ofertas em portagens.

Via Verde Estacionar

Esta aplicação funciona como app de estacionamento, pois permite pagar “parking” através do smartphone. O utilizador só precisa de ter uma conta Via Verde e a app; nem sequer é necessário ter o identificador requerido para pagar portagens. É necessário também que o parque de estacionamento em questão aceite o pagamento por Via Verde, claro.

Smart Drive

Esta app oferece um serviço de telemática que lhe permite melhorar o seu desempenho enquanto condutor e obter descontos em seguros auto.