Waze

O Waze é uma aplicação que funciona como uma ‘rede social’, no sentido em que a informação é carregada pelo conjunto dos seus utilizadores. O grande número de condutores que a utiliza (e, portanto, que a alimenta diariamente com novos dados), bem como a qualidade da informação prestada, tornam a Waze numa das aplicações mais úteis para os condutores portugueses. Vejamos algumas das suas funcionalidades.

Funcionalidades do Waze

Direções

A mais básica das funcionalidades, calculando tempos e distâncias.

Postos de combustível

Embora a informação relativa a postos de reabastecimento possa não ser tão completa como a de apps dedicadas, como a VivaGas (abordada noutro artigo do nosso site), torna-se indispensável que uma app útil para condutores inclua pela menos a localização da bomba de gasolina mais próxima. O Waze ajuda, nesta matéria.

Engarrafamentos

O caráter dinâmico do Waze é uma das suas grandes mais-valias. De pouco adianta ir pelo melhor percurso se tiver ocorrido um acidente, causando um engarrafamento com a consequente perda de tempo. Os clássicos serviços de trânsito radiofónicos são um tanto “analógicos” e estáticos, quando comparados com a informação em tempo real que o Waze nos dá.

Comparação com o Google Maps

O Google Maps é certamente a aplicação mais corrente em apoio aos condutores, sendo quase como o “serviço-raiz” de tudo o que é geolocalização. Há quem diga que as indicações geográficas do Google Maps podem ser ligeiramente mais precisas, no que respeita a indicar o caminho mais curto. Este fenómeno tenderá a ser mais visível em percursos que incluam estradas secundárias.

Porém, caso a sua utilização diária consista em percursos tendencialmente principais ou que conheça razoavelmente bem, o Waze tenderá a ser a sua escolha principal. A opção “mais logo” permite calcular um percurso, com uma duração associada, tendo a conta a hora de saída e as condições previsíveis de circulação nesse horário. Esta pode ser uma vantagem determinante para quem usa esta app.